8 coisas que você não sabia sobre suas unhas

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas

As unhas podem ser mais complicadas do que pensamos. Para começar, as unhas são feitas de mais do que apenas a parte que pintamos com esmalte. Por exemplo, a parte branca da unha na base (mais facilmente visível nos polegares) é chamada de lunula (pequena lua). Ficou curiosa? Aqui estão mais 8 coisas que você pode não saber sobre suas unhas:

Como fazer uma manicure e pedicure durar mais tempo
O que a cor do seu esmalte favorito diz sobre você

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #1 – As unhas crescem em média 3,5 milímetros por mês

Isso é pouco mais de um décimo de um centímetro. E as unhas em sua mão dominante tendem a crescer mais rápido. As unhas dos pés, por outro lado, crescem em uma média de 1,6 milímetros por mês, de acordo com pesquisas.

As unhas dos homens crescem mais rápido do que as unhas das mulheres. A possível exceção, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, é durante a gravidez.

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #2 – Manchas brancas em suas unhas não indicam uma deficiência de cálcio

“A deficiência de cálcio causando manchas brancas nas unhas é o mito mais comum, seguido pela deficiência de zinco. A verdade é que os pontos brancos são comuns e inofensivos e não indicam qualquer deficiência específica de vitamina”, diz a especialista. “O mais provável é que sejam sinais de trauma prévio à placa ungueal (a parte dura da unha) ou a matriz (a fonte da placa ungueal, que está localizado debaixo da cutícula sob a pele). Assim como morder um pedaço de plástico transparente deixa uma mancha branca, o mesmo ocorre com a pressão ou o trauma na unha”.

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #3 – As unhas são feitas do mesmo material que o cabelo

Ambos, as unhas e os cabelos são feitos de queratina, apenas reunidos de uma maneira diferente, explica a especialista. E isso significa que os mesmos alimentos que são bons para o seu cabelo são bons para suas unhas. “Uma dieta variada rica em vitaminas, frutas e vegetais antioxidantes, proteínas e minerais é fundamental para unhas e cabelos saudáveis”, diz ela. “Queratina é uma proteína, e óleos e gorduras saudáveis também são necessários para manter a pele, cabelos e unhas hidratadas e fortes.”

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #4 – As unhas são o que separam os primatas dos mamíferos

Como fortalecer as unhas

Enquanto a maioria dos mamíferos têm garras para ajudá-los com as tarefas diárias, unhas são algo que distinguem primatas (incluindo seres humanos) do resto do grupo.

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #5 – Roer unhas é chamado de onicofagia

É também o mais comum “hábito nervoso”, uma categoria que inclui outros comportamentos como o ato de torcer ou puxar o cabelo, apertar os dentes ou beliscar a pele. Cerca de metade das crianças entre 10 e 18 roem as unhas, de acordo com pesquisas, mas a maioria das pessoas param por conta própria lá pelos 30 anos.

Embora roer a unha é em grande parte inofensivo (apesar de não ser nada higiênico), possíveis riscos para a saúde incluem contribuir para infecções de pele e agravar condições nas próprias unhas, de acordo com a Clínica Mayo.

No ano passado, os especialistas consideraram incluir roer as unhas, juntamente com outros hábitos de “higiene patológica”, como um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo.

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #6 – As unhas são uma janela para todo o corpo.

“Há uma quantidade enorme de dermatologistas bem treinados que podem dizer sobre sua saúde geral apenas examinando suas unhas. Eles olham a descoloração das unhas, detalhes nas cutículas, cor amarela, cor branca branca ou unhas unidas, às vezes doenças muito graves ou até mesmo problemas com risco de vida podem ser diagnosticados apenas examinando as pontas dos dedos”, diz Krant.

“Assim se você ver algo errado ou incomun, como um remendo marrom escuro em sua cutícula que igualmente tenha uma raia marrom de acompanhamento acima através da placa da unha inteira (melanoma), veja um dermatologista para ajudar você.”

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #7 – Há uma razão pela qual nós nos irritamos com o barulho das unhas no quadro negro

Basta pensar nisso já é suficiente para nos fazer ranger os dentes – mas por quê? De acordo com uma pesquisa de 2011, parte da razão é porque o ruído atinge uma frequência que é naturalmente amplificada pela forma de nossos canais de orelha.

O problema também pode ter um componente psicológico – quando os participantes do estudo foram informados da fonte do ruído, eles tendem a classificá-lo como mais desagradável em comparação com aqueles que disseram que era parte de uma composição musical.

8 coisas que você não sabia sobre suas unhas #8 – As cutículas têm um propósito

E é por isso que muitos especialistas recomendam não removê-las para fins estéticos. “A cutícula está lá para selar a umidade e germes ambientais fora do corpo, razão pela qual é muito importante não pegar a cutícula ou deixar as manicures cortá-las”, diz Krant.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *