8 Dicas para unhas bonitas e fortes

8 Dicas para unhas bonitas e fortes

Unhas bonitas e fortes são partes fundamentais para que uma pessoa se sinta bem, assim como um corte de cabelo e cuidados com a pele. Infelizmente, os especialistas dizem que tanto homens quanto mulheres são vítimas de mitos sobre como cuidar das suas unhas.

Veja essas dicas para conseguir ter unhas saudáveis, bem cuidadas e elegantes.

LEIA MAIS:
Unhas grandes – Remédios caseiros para crescer as unhas
Como tirar as cutículas da maneira certa

Dicas para unhas bonitas e fortes #1 – Não corte nem manipule as cutículas.

Se você tem suas unhas profissionalmente feitas ou você mesma gosta de fazê-las, a dica número 1 é deixar suas cutículas em paz. A cutícula é a barreira natural para evitar os fungos e as bactérias. Quando você tira as cutículas, a proteção é perdida.

Isso não só vai fazer as cutículas ficarem vermelhas, inchadas e irregulares, mas você também pode acabar com uma uma infecção desagradável que prejudica a unha. Empurrar as cutículas para trás pode causar problemas também.

Dicas para unhas bonitas e fortes #2 – Use fortalecedores de unhas com moderação

Muitos fortalecedores fazem mais danos do que bem. Esses produtos não são estudados clinicamente, então a maioria dos seus benefícios não são apoiadas pela ciência. A menos que as unhas estejam excepcionalmente fracas e frágeis, a maioria das pessoas não se beneficia de um endurecedor de unhas. Unhas saudáveis são unhas flexíveis.

Dicas para unhas bonitas e fortes #3 – Hidratar as unhas e as cutículas

Embora haja poucos estudos médicos mostrando que a hidratação das unhas fará com que elas cresçam mais, pode-se dizer que a hidratação ajuda a proteger as unhas de quebrar.

Se as suas unhas quebram com facilidade, isso pode significar que elas precisam de umidade. A dica é colocar óleo em torno da cutícula para ajudar a hidratar toda a unha, o que irá diminuir a incidência de lascar e quebrar.

Dicas para unhas bonitas e fortes #4 – Tomar suplementos de biotina.

unhas bonitas

Em vários estudos, os pesquisadores descobriram que os suplementos de biotina (um membro da família da vitamina B) aumentaram a espessura das unhas e impediram a quebra das mesmas.

Um estudo alemão avaliou 45 pessoas com problemas graves nas unhas e constatou que 2,5 miligramas de biotina diariamente por vários meses beneficiou a todos eles, com 91% dos 45 tendo melhoria significativa. Para conseguir o efeito, é vital tomar a quantidade prescrita a nível terapêutico de 2,5 miligramas por dia. Alguns produtos para unhas também contêm silício e o suplemento MSM, dois outros nutrientes associados com a saúde das unhas.

O suplemento que não vai funcionar: gelatina. Especialistas dizem que comer ou imergir as unhas na gelatina não vai fazer nada para aumentar a força das unhas e eventualmente, pode enfraquecer as unhas. Também há pouca evidência científica de que suplementos contendo cálcio, levedura ou flúor tenham qualquer impacto significativo sobre a saúde das unhas.

Dicas para unhas bonitas e fortes #5 – Limite sua ida nas manicures.

Embora seja difícil vencer o desejo de ir em uma pedicure ou manicure, um estudo mostrou que aqueles que frequentam regularmente esses locais eram os mais propensos a sofrer com unhas secas e quebradiças. Os médicos teorizam que a exposição a mais produtos químicos e ingredientes mais difíceis de manusear possam ser uma razão. Além de que, as pessoas que frequentemente vão em manicures, sofrem de infecções crônicas, evidenciadas por áreas inchadas e avermelhadas em torno da base da unha.

Ao olhar para o lado do dedo, a área ao redor da sua cama unha deve ser plana, se estiver inchada, isso é evidência de uma infecção crônica. Uma maneira de reduzir os problemas, dizem os especialistas, é levar suas próprias ferramentas para a manicure. Fazer isso, pelo menos vai certamente reduzir o risco de infecções e ajudar a garantir uma experiência mais saudável.

Dicas para unhas bonitas e fortes #6 – Evite os removedores de esmalte à base de acetona.

O único produto que todos os dermatologistas concordam que você deve evitar usar se você não quer ter unhas frágeis, é o removedor de esmalte à base de acetona. Foi documentado que a acetona faz com que as unhas se tornem frágeis.

Dicas para unhas bonitas e fortes #8 – Não exagere na lavagem das mãos e limite o contato com produtos químicos de limpeza.

Tão saudável como pode ser lavar as mãos com frequência, exagerar nisso vai causar estragos nas suas unhas. Se você estiver em uma profissão onde a mão precisa ser frequentemente e obrigatoriamente lavada, é aconselhável usar hidratante tão frequentemente quanto possível e esfregar um pouco mais de hidratante em torno das cutículas várias vezes por dia. Ao fazer tarefas domésticas ou lavar as roupas, tente minimizar o contato com produtos químicos agressivos, incluindo detergente, usando luvas de borracha sempre que possível.

Claro, se você suspeitar de quaisquer problemas de saúde, discuta todas as descobertas ou preocupações com o seu médico. E fique por dentro de mais dicas acessando: www.mambonails.com.br.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


This site is protected by wp-copyrightpro.com