Como tirar as cutículas da maneira certa

Como tirar as cutículas da maneira certa

Como tirar as cutículas da maneira certa é essencial na hora de preparar as unhas. Sempre quando falamos em decorar as unhas, nós falamos sobre preparar as unhas e tirar as cutículas faz parte dessa preparação. Ela é considera uma inimiga das mulheres, pois cresce muito rapidamente, fazendo com que muitas mulheres tirem elas pelo menos uma vez por semana.

Para você que gosta de ter sua unha sempre perfeita, aqui vão algumas dicas importantíssimas de como tirar as cutículas da maneira certa.

APRENDA MAIS SOBRE UNHAS:
Adesivos de unhas – Passo-a-passo para fazer em casa
Unhas curtas e maravilhosas para você arrasar

Como tirar as cutículas da maneira certa #1 – Primeiro passo

O primeiro passo é sempre esterilizar os equipamentos que você vai usar. Se você vai no salão de beleza para fazer suas unhas, sua manicure deve esterilizar os equipamentos em um lugar próprio para isso, após cada uso. Se ela não tiver o equipamento necessário, leve os seus próprios materiais esterilizados. Por isso você perguntar para ela se os equipamentos estão esterilizados. No entanto, se você gosta de fazer as suas próprias unhas em casa, a dica é, lavar os materiais em água corrente e sabão antes de passar o álcool. Depois enxugue bem os esquipamentos antes de guardá-los. Parecem coisas simples, mas na hora de fazer as suas unhas, essa dica é extremamente importante para a saúde de suas unhas e faz a maior diferença.

Como tirar as cutículas da maneira certa #2 – Segundo passo

O segundo passo é passar um creme para deixar a cutícula mais fácil de sair em todas as unhas. Se você vai lixar as unhas, a dica é que faça isso antes de amolecer as cutículas, pois a unha ainda vai estar durinha. Você também pode colocar as unhas dentro de uma vasilha com água morna e deixar mãos ali para que as cutículas fiquem mais fáceis de serem retiradas. Somente alguns minutos são necessários.

Como tirar as cutículas da maneira certa #3 – Terceiro passo e Quarto passo

O terceiro passo é usar uma espatula para empurrar a cutícula. Empurre a cutícula com muito cuidado para não machucar suas unhas. Elas vão ficar com um aspecto parecido com o de ondas.

O quarto passo é usar um alicate bem afiado e que não machuque você. Comece sempre dos canto para o centro. Não tire demais as cutículas, porque sem elas as unhas podem ficar expostas à muitas bactérias que podem prejudicar sua saúde.

Como tirar as cutículas da maneira certa #4 – Quinto passo

O quinto passo é feito após tirar as cutículas. A dica é sempre passar uma base como cobertura nas unhas, no sentido da raiz em direção a ponta do dedo. Assim as suas unhas vão ficar mais protegidas. Após todos esses procedimentos, você poderá passar fazer a sua unha normalmente, fazer as unhas decoradas, francesinhas, entre outras coisas. Use toda a sua criatividade!

Como tirar as cutículas da maneira certa #5 – Tirar as cutículas faz mal?

como tirar cuticula

Muita gente se pergunta se tirar as cutículas faz mal. Eis a questão! Existe muita opinião quando o assunto é tirar as cutículas. “A cutícula é o prolongamento da camada córnea que recobre o ponto de origem da unha. Por isso é tão fácil retirar as cutículas”, diz a dermatologista Silvia Zimbres (SP).

Mas e pode tirar? Os especialistas de saúde nessa área aconselham a não retirar as cutículas, e tem uma explicação para isso. “A cutícula é uma estrutura de proteção da matriz ungueal contra a entrada de  microrganismos e a ação de agentes irritantes (bactérias). Desta forma, a cutícula nunca deve ser removida”, informa Leonardo Abrucio Neto, dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo esse especialista, quando a cutícula é removida, as unhas sujeitas a uma aparência não tão saudável e se não forem cuidadas e hidratadas regularmente, podem até descolar dos dedos.  O importante é tentar não retirar as cutículas profundamente, para evitar um processo inflamatório que possa trazer prejuízo à matriz da unha. Se houver inflamação na região da matriz, podem aparecer nas unhas pontos brancos, estriações e até deformidades nas unhas”, acrescenta Silvia.

A dermatologista Carla Albuquerque (SP) explica que outras doenças podem afetar as unhas quando as cutículas são retiradas. “Dentre os males estão: onicomicose (é quando as unhas ficam com aquela cor amarela ou verde), onicosquizia (as unhas ficam tão fracas que quebram muito fácil)”, explica.

Como tirar as cutículas da maneira certa #6 – O que fazer então?

Sempre hidrate muito as suas mãos, unhas e cutículas. A melhor coisa a se fazer é apenas empurrar a cutícula. Tome cuidado para não machucar as mãos! Um creme hidratante pode ajudar muito nesse processo.

Uma coisa que tem ajudado muitas mulheres que não querem remover as cutículas, mas também não gostam delas, são os cremes redutores de cutículas. Eles conseguem diminuir bastante o volume da cutícula e tirar aquela aparência de unhas mal cuidadas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *